domingo, 11 de dezembro de 2011

Eduardo Bonadia, fundador de uma das mais consagradas revistas de heavy metal no mundo: Rock Brigade

A Rock Brigade foi uma das principais revistas do gênero no mundo, como começou e por quê houve uma interrupção nas edições, agora, sem você?

 Na segunda metade dos anos 70 para o final havia uma revista de equipamento de som, resenhas de lps e uma seção de cartas; enviei um anuncio prá lá procurando me corresponder com fãs de rock/Metal e tive na época mais de 60 (sessenta)correspondentes dentre eles Antonio Donizetti Pirani, Roger e Roney Slemer, Roberto Jorge Cordeiro(Bob Riot)dentre outros e no inicio dos anos 80 juntamente com o Antonio tive a idéia de formar o então zine e convidamos os irmãos Slemer dentre outras pessoas e o nome do zine veio da música do Def Leppard, que se encontra no primeiro álbum da banda, On Through the night, sugestão de um amigo particular meu(que tbem era da Brigade no início) o Ricardo Hissachi Oyama.Como deixei a Rock Brigade como um dos co-fundadores e co-sócios em meados dos anos 80 não posso responder a segunda parte desta questão.     

Qual era a forma de contato com bandas que, na época eram desconhecidas, e hoje são grandes, como recebiam o material?

   Todos os contatos eram feitos por mim que era o "International Public Relations" via carta e o material era enviado pelo correio. Chamava muito a atenção do pessoal do exterior na época de tratar-se de um zine brasileiro.   

A Woodstock Discos era uma das grandes parceiras da Rock Brigade, o que realmente ocorreu? Você ainda tem contato com esse pessoal?

   Parceira? não ,anunciante. Não sei o que aconteceu. A ultima vez que encontrei com o proprietário da Woodstock Discos (Valcir Chalas) foi nos anos 90, depois nunca mais pois nem resido mais em São Paulo 

Como você descreve sua passagem na revista e seu trabalho atual? O que mudou? Até onde a Internet atrapalha ou ajuda, pois nos anos 80 era muito difícil o contato com bandas, discos, vídeos, como você encara hoje o panorama mundial da música?

   Minha passagem na RB foi uma época mágica, de muita qualidade musical, muitas excelentes bandas, gravadoras independentes, os anos 80 foram inesquecíveis e nunca mais igualados.Na época da RB qdo tornou-se uma revista havia muito "rabo preso" com gravadoras nacionais, anunciantes ,etc no meu trabalho sempre fui honesto 100% e peço a todos que compõem a Stryke que sejam também, não temos rabo preso com ninguém, somos como já disse sinceros e honestos em nossas matérias e avaliações,isso é que mudou.A Internet veio para ajudar em muito, de contatos com bandas, gravadoras, empresários até a divulgação do seu próprio trabalho.  A Stryke cresceu muito depois do advento da internet, primeiramente graças ao próprio site, depois orkut, myspace e youtube.

Nos anos 80 eram muitas bandas surgindo, Running Wild, Razor, Living Death, Manowar, Chariot, Venom, Metallica... Como faziam para estarem sempre atualizados?
  
   Contatos  via correio quase diários além de que recebíamos várias publicações do exterior,  desde zines à grandes revistas...
  
Você é contra ou a favor dos downloads? Você acha que é a mesma coisa das trocas de fitas K7 que existia nos anos 80?

   Sou COMPLETAMENTE CONTRA.Não é, naquela época a coisa era feita numa proporção muiiiiiiito menor além de que o preço dos importados era MUIIITO alto, mas o pessoal preferia era ter a "bolacha" do que uma simples fita k-7 .O download veio para destroçar as vendas e muitos artistas não conseguem mais sobreviver da venda de cds, muitos tem que ter um emprego para se manter além da música.Download prá mim é pirataria.Eu quando baixo álbuns é para conhecer, mas logo depois vou atrás do original.Agora tem muita gente que faz isso por fazer e não compra os originais,isso tem destruído a carreira de muitos artistas e bandas.      


O que você tem de orgulho e tristeza de ter feito, ou não faria de novo?

   Orgulho de ser o co-fundador da Rock Brigade e fazer parte da história da música pesada neste País; tristeza: de ver a Rock Brigade dos anos 90 para cá decaindo e decaindo.... não faria de novo:não me lembro rsssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário