sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Van Halen, à espera de um milagre...



  Todas as grandes bandas têm um diferencial, no caso do Van Halen, seu guitarrista se destaca na imensidão de solos e dedilhados.
   Meu primeiro disco do Van Halen foi o Women and  Children First e depois o Van Halen I, mais tarde fui ao show no Ibirapuera, mas antes comprei o poster que a Somtrês havia lançado e mais ainda, quase fui expulso do colégio, pois naquela época usávamos guardapó e este tinha que ser muito limpo e apenas o emblema do colégio no bolso da frente, até que eu e mais dois amigos pintamos o símbolo do VH nas costa, era vermelho e amarelo, lembro-me da cara do diretor e de muitas pessoas, pois além de tudo, tínhamos  cabelos compridos e já olhavam torto prá gente, mas quanto ao Van Halen...
   Edward e Alex Van Halen moravam em Amsterdã, Holanda, e logo cedo foram para a Califórnia. Filhos de músicos, seus pais eram clarinetistas, Edward tocava bateria e Alex tocava guitarra, mas inverteram os instrumentos (ambos estudavam também piano clássico e serviu de base para o disco 1984 onde Edward toca teclados).
   Ambos tocavam covers de diversas bandas, inclusive dos Kinks, que mais tarde gravariam em seu primeiro disco You Really Got Me. Mas com a mudança na formação, inclusive passando pelo irmão Mark Stone, no baixo, logo colocaram na cabeça que teriam de se profissionalizar e de cara chamaram David Lee Roth para os vocais, David cantava numa banda chamada The Red Balls Jet e mais tarde quando tocaram com os Snakes, se interessaram pelo baixista que também cantava: Michael Anthony. E assim a banda Mammoth estava completa. Como nos EUA já havia uma banda com o mesmo nome e como foi aceito a sugestão de Edward para usarem o sobrenome da banda, aceita pelo restante, estava desta vez criada uma das bandas mais importantes e que revolucionaria toda uma geração de guitarristas: VAN HALEN.
   A banda ficou muito conhecida no circuito de bares de Los Angeles, o que chamou a atenção do produtor Ted Templeman que os levou para assinarem contrato com a Warner (vale lembrar que um tempos antes, Gene Simmons, do Kiss, havia escutado o som da banda e levado para gravar uma demo, sem sucesso).
   Em fevereiro de 1978 lançam seu primeiro disco, intitulado apenas como Van Halen. E começa a saga da banda, de cara o disco vende mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos e tanto o público como a crítica especializada elogia o disco, que mais tarde vem a ser um dos mais importantes discos de heavy/hard rock. Um dos pontos altos do disco, além do cover dos Kinks, é a faixa Eruption, um solo de guitarra que serviu de base para muitos grandes guitarristas da atualidade e fez com que a partir daí, todos guitarristas devessem pensar sua forma de ver sua guitarra.
   Vale lembrar que nesta época o punk estava em alta e as gravadoras querias contratar apenas bandas punks, e mais a onda discoteca “assombrava” o mundo, mas o Van Halen não se deixou levar e logo em seguida lançou Van Halen II, em 1979, sucessos como Dance The Night  Away, o Van Halen passa a partir de antão a mandar seus concertos, até então abria shows e acabava no fim sendo atração principal, no show de lançamento do primeiro disco por exemplo, abriram para uma das mais importantes bandas de AOR, o Journey.
   1980 chega com o lançamento do terceiro disco, Women and Children First, o disco é diferente dos demais, inclusive é o primeiro a assumirem todas as composições,  mas rocks pesados como Loss of Control e And The Cradle Will Rock que abrem cada lado (na época dos discos de vinil) valem o investimento. Neste mesmo ano fazem sua primeira tour mundial e se autodenominam como “big rock”. David Lee Roth e Alex Van Halen vêm ao Brasil para tentar conseguir datas, mas são planos futuros (David tem um bom português).
   Fair Warning sai em 1981, não gosto deste disco mas há sucessos como Unchained. Diver Down é lançado em 1982 e tráz novamente uma versão, desta vez do Oh Pretty Woman, esmagador sucesso de Roy Orbison e outras versões como mais uma dos Kinks. É impressionante como o Van Halen caracteriza sua pegada, mas guitarra e bateria são inconfundíveis (lembro-me de ver no Fantástico, há muitos anos o clip de Beat It, de Michael Jackson e não tem como confundir, é Edward Van Halen!).
   1983 o Brasil conhece definitivamente o Van Halen e eu estava lá nas arquibancadas do Ibirapuera. Abertura das 3 noites da grande Patrulha do Espaço, que foram escolhidos pelo próprio Van Halen após ouvirem o álbum branco (o terceiro), lembro de duas coisas, da volta do show com o Paulino (in memorian) quando o motorista do ônibus desceu para discutir com um pessoal e ele sentou e fechou as portas, além do ônibus ter algumas meninas que foram no show do Menudo, no Morumbi, no mesmo dia e que choveu muito a tarde antes do show.
   No ano seguinte o Van Halen lançou seu álbum 1984, e seu maior sucesso: Jump e pela primeira vez usava sintetizadores, tocados por Edward. O álbum está entre os 200 do Rock ´n` Roll of Fame. A música Panama também é sucesso e ambas têm video clipe. Mas mesmo com o sucesso, David Lee Roth cai fora e segue carreira solo, o Van Halen tráz Sammy Hagar, e mostra uma cara mais comercial. Sammy também toca guitarra e compõe. Com isso gravam seu novo disco: 5150 e toca nas rádios do mundo inteiro, sucesso como Why Can´t This be Love, Dreams, Summer Nights, Good Enough. Muitos fãs migram para a carreira solo de David Lee Roth, por outro lado, o Van Halen ganha muitos fãs que aprovaram o disco. Nota-se neste disco, a ausência do produtor Ted Templeman.
   Com Sammy o Van Halen grava OU812 (1988), For Unlawful Carnal Knowledge (1991) e Balance (1995), mas após Sammy é despedido por Edward e aceita a volta de David Lee Roth, no qual grava duas músicas inéditas para um Greatest Hits e sai novamente, mas desta vez quem assume o posto é Gary Cherone (ex-Exttrem) e grava o pior pesadelo do Van Halen: III (1998). Este disco foi a pior venda do Van Halen, com isso novamente a banda fica sem vocalista, na verdade, sempre em torno de David.
   Na fase de Sammy foi lançado o álbum Live: Right Here, Right Now em 1993. E o show em vídeo de mesmo nome.
   David volta a banda mas quem está fora é Michael Anthony, substituido no baixo pelo filho de Edward, Wolfsgang Van Halen.  Sammy e Anthony se juntaram e formaram a banda Chickenfoot.
   Edward foi eleito pela revista Guitar player por três vezes consecutivas como o melhor guitarrista e o melhor guitarrista da década de 80.
   O tempo foi passando e o Van Halen apenas faz algumas coletivas prometendo para breve um novo disco. Estamos esperando para nossas noites de sábado ficarem completas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário