sábado, 17 de dezembro de 2011

Korzus, de guerreiros a heróis do metal




                         Fotos extraidas do site www.korzus.com.br

   Conheci o Korzus no SP Metal II, esta época ia a tudo quanto era show de banda nacional, ou seja, eu vi, mesmo à distância o Korzus nascer e hoje dizer que esse pessoal venceu. Pode não ter o sucesso de um Iron Maiden, mas estão lá onde estão por mérito e sei de uma coisa, não deve ter sido fácil porque a estrada do rock tem muitas curvas e cobra caro manter-se nela. O preço cobrado ao Korzus está mais do que pago, porque mais de 25 anos de carreira, somente gigantes alcançam. E é por isso que vocês fazem parte da história que irei contar agora.
   Como muitas bandas de rock o Korzus também nasceu em um colégio, com Marcello Pompeu e Silvio Golfetti para participarem de um festival de música, este festival também participou outra banda que tocava o baixista Dick.
   Após algumas idas e vindas, foram convidados pela Baratos Afins, para participarem do SP Metal 2, junto às bandas Performances, Abutre e Santuário. O Korzus participou com as músicas Guerreiros do Metal e Príncipe da Escuridão. E contava nesta época com Mercello Pompeu (vocal), Silvio Golfetti (guitarra), Luis Maurício (bateria), Dick (baixo e Eduardo Toperman (guitarra). O estilo já se destacava das demais bandas e seu Black Metal foi crescendo. As letras ganhavam corpo em português: Na escuridão o assassino caminha / procurando pessoas com as almas perdidas / para satisfazer seus maníacos desejos / e continuar o que já começou... (Príncipe da Escuridão).
   Lembro-me de ter visto o Korzus em 1985 no Lira Paulistana (O Lira era um pequeno teatro na Rua Teodoro Sampaio em Sampa) e o som estava alto e embolado, e estávamos bem na frente, no primeiro degrau.
   O segundo registro do Korzus foi um disco ao vivo, gravado no Sesc Pompéia em 1985, mas lançado somente no ano seguinte, encabeçado pelo clássico guerreiros do metal. A idéia veio de Celso Barbieri, que convenceu o Chicão, proprietário da Loja Devil Discos, que estava investindo na gravadora. Com contrato assinado, lançaram o LP, que mais tarde, relançado em CD teve diversos bônus gravados entre 1987 a 2001).
   Inicia nesta época algumas modificações Eduardo e Mauricio saem. Zema assume a bateria e sai o disco Sonho Maníaco em 1987, destacando-se no cenário Black Metal nacional, ganhando até o título de Slayer brasileiro. Puxado por músicas como Anjo do Mal: Demônios e entidades anunciam sua vinda / e eu os conduzo para o meu mundo / atordoantes delírios destroem com o bem / para que o anjo do mal possa reinar. O disco não tem uma gravação muito boa, mas ele começa a ter boas vendas.
   O baque vem com o suicídio do baterista Zema que deixa a banda destroçada, mas reagem com a entrada de Betão.
   No ano seguinte o grupo começa a enxergar no mercado externo uma grande possibilidade de sucesso e passam a compor em inglês e é a partir daí que o profissionalismo começa a tomar conta da banda. Lançam Pay For Your Lies em 1989, Mass Illusion (1991), antes haviam gravado seu primeiro vídeo-clipe para a música Agony e finalmente o rumo da banda começa a mudar.  Em 1992 são convidados para uma turnê européia que incluem na rota: Itália, Alemanha, Inglaterra e França. Tocam com Sepultura e Agnost Frost.
   A banda tem o prazer de tocar no Marquee, na Inglaterra e shows são realizados no Brasil, mas outra baixa, Betão sai e deixa a vaga para Ricardo Confessori (Angra) que mais tarde sai e entra Fernandão.
   A banda começa a mudar os rumos de seu som, mais adepto ao Thrash metal. KZS de 1995 é lançado, Soldado está na guitarra, nova turnê internacional, desta vez Estados Unidos, onde tocam juntos a Biohazard e SOD.
   Em 1998 tocam no Monster of Rock brasileiro, em São Paulo já com novos membros: Heros Trench e Rodrigo Oliveira. Lançam o show em cd em 2000.
   2004 a banda volta ao topo com novo disco: Ties of Blood. Este disco tem a participação de Andréas Kisser e André Matos. Este disco inicia a fase em uma nova gravadora, a Voice Music (representante na Europa: AFM). Vídeo Historia é lançado em 2006 com diversas cenas de turnês internacionais, vídeo-clipes, shows, um apanhado geral da banda.
   Depois de seis anos, em 2010, o Korzus lança Discipline of Hate. Considerado como o grande trabalho da banda pela crítica especializada, Discipline of Hate, é maduro, forte, pegado. A capa é uma pintura. Lançamento mundial junto à nova turnê internacional. No retorno ao Brasil em 2011 a banda foi convidada a participar do Rock in Rio IV, no palco Sunset, além de juntar-se a artistas no projeto Punk Metal Allstar, como João Gordo e membros do Dead Kennedys.
   O Korzus tem isso e muito mais em seu currículo, além de ter tocado ao lado de diversas bandas como Overkill, Destruction, Sepultura...
   Hoje a banda conta com a seguinte formação: Marcello Pompeu, vocal. Heros Trench, guitarra. Antonio Araújo, guitarra. Ricardo Dick, Baixo e Rodrigo Oliveira, bateria.
   A banda fez o que pode, continua na ativa mostrando que a estrada só trouxe benefícios a uma banda que sonhou em ser grande e acordou uma guerreira do metal nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário