domingo, 11 de dezembro de 2011

Filmes do Rock, Documentários, Shows e Auditório


Desde os anos 50 conseguimos ter um elo entre a música e o cinema, mesmo que indiretamente falando. Mas que de alguma forma traga uma rebeldia ou trilha sonora voltada para o rock ´n´ roll, ai a lista é grande, Selvagem da Motocicleta, Juventude Transviada, Blow Up, The Wraith (a Aparição), Crossroad, Tommy a Ópera Rock, Quadrofenia. Há ligações diretas também, filmes que contam histórias de suas lendas, Jerry Lee Lewis em Great Balls of Fire; toda a história conturbada do pianista que se casou com a prima de 13 anos e que no início era rival de Elvis Presley. Elvis que por sinal tem uma vasta filmografia: Prisioneiro do Rock, Estrela de Fogo, Love-me Tender, O Barco do Amor, Feitiço Havaiano, Jailhouse Rock entre mais de 30 filmes. Jim Morrison tem sua história contada em The Doors, o filme; Ripper Owens (dizem alguns), tem sua história contada em Rock Star; Sid e Nany, a trajetória e a tragédia do ícone Punk; Sweetwater nos mostra que a história as vezes oculta bandas e esta abriu com maestria o Festival de Woodstock. Hendrix tem seu filme, Richie Valens é interpretado em La Bamba, The Lazt Waltz mostra o último concerto dos Byrds e traz vários artistas, dirigido pela magia de Scorsese, que também fez No Direction Home de Bob Dylan e Shine a Light dos Stones; Falando em Stones eles assinam Gimme Shelter, Rock ‘n’ Roll Circus.          Falando em lendas, Chuck Berry está em O Mito do Rock ´n´ Roll e os Beatles tem alguns filmes com aparições direta: A Hard Day´s Night, Help, Magical Mistery Tour, Let it Be, Yellow Submarine, este um desenho animado; Two And Us, conta um possível encontro de John Lennos e Paul McCartney; O Pink Floyd faz a trilha de Ummagumma, mas é em The Wall, de Roger Waters, que a trilha se sobressai, tendo ao fundo uma polêmica história entre alunos e professores. O Ramones também estão em Rock ‘n’ Roll High School; Detroit Rock City conta a história de garotos que lutam para ir a um show do Kiss após perderem ingressos, o mesmo Kiss que dá ingressos para entrar no parque de diversões em O Fantasma do Parque. Escola de Rock dá uma sacaneada, enquanto Quase Famosos já é mais interessante e traz uma trilha sonora de tirar o fôlego. Trick or Treat (no Brasil teve vários títulos) mostra Ozzy Osbourne e Gene Simmons, este já fez vários filmes, inlusive Runaway, com Tom Selleck, o eterno Magnum. Spinal Tap é patifaria, sem dizer de Quanto Mais Idiota Melhor 1 e 2!
Há grandes documentários como The Decline Wester Civilizations, há partes de heavy metal e a de punk. Get Thrashed mostra o início do thrash metal e relata em diversas partes como as bandas influenciaram e sofreram influências, desde Metallica, Megadeth, Sepultura, até o Pantera e bandas de nu metal que acabam por ser diferente daquilo que se originou; Global Metal nos faz dar a volta ao mundo em países sem tradição ou em lugares diferentes, inclusive cita o Brasil... A VH1 apresentou alguns programas interessantes como RockDocs, um deles foi Nova Iorque 1977 o ano mais louco do inferno; juntou também 5 músicos para um reality show de heavy metal no SuperGroup: Ted Nugent, Sebastian Bach, Scott Ian, Jason Bonhan e Evan Seinfeld. Reality Show que envolveu também Ozzy Osbourne, no The Osbourne e Gene Simmons, em Family Jewels. Gene prá variar também lançou o desenho Meu Pai é um Roqueiro (my dad the rock star).
A mesma VH1 com a BBC lançou The Seven Ages of Rock, documentário que engloba varias fases e estilos do rock; documentário completo é A História do Rock ‘n’ Roll, mais de 10 horas de tudo que se possa imaginar. Louder Than Life, a história do Heavy Metal é muito boa, com entrevista de gente que sabe e vive o heavy metal. Há um outro documentário nos mesmos moldes que a VH1 também mostrou chamado a História do Heavy Metal, mas não tem nada a ver com o Louder Than Life.
Festival Express mostra grandes bandas dos anos 70 excursionando num trem equipado para esta viagem: Grateful Dead, Janis Joplin, The Band... No Blues há um grande trabalho chamado Amerian Folk Festival Blues, e nos mostra a essência, a nata dos cenários montados em estilos rurais.
O Iron Maiden excursionou em seu Ed Force One (pilotado por seu vocalista) e nos mostrou nas telas dos cinemas com Flight 666, o filme, que mostra toda a excursão em diversas partes do mundo. Anvil, The Story of Anvil emociona ao ver o quanto Robb e Lips se mostram empenhados em nunca desistir dos seus sonhos.
Sonisphere Festival, realizado em Varsóvia, Polônia, em 16 de junho de 2010 reuniu quatro daquelas que são consideradas as mais importantes do trash metal mundial: Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, conhecido também como The Big Four. Esta turnê teve uma coisa legal, mostra-la no cinema, em alta-definição, e cerca de 800 salas passaram esta tour, no Brasil foi mostrada pela rede Cinemark. Falando especificamente deste, pois houve em outros locais também esta união foi gravada, caso da Bulgária, dia 24.
                      Dirigido por Filipe Sartoreto, Ruído de Minas, a origem do heavy metal em Belo Horizonte chama a atenção por três coisas, a primeira que remete aos bons anos 80 do metal e seu início, dá saudades de rever aquilo que gostávamos em entrevistas sinceras e também ver que apesar da idade, o sentimento continua o mesmo. Dois: em determinada parte nota-se a frustração dos músicos em relação ao amadorismo, inveja, brigas, fofocas. Isso quebra qualquer movimento. E terceira, desculpem minha sinceridade, mas dizer que a cena mineira é a mais forte e a mais conhecida do mundo (em se tratando de Brasil), é brincadeira não é seu Jairo? O estilo que fez Minas Gerais foi forte sim, a Cogumelo foi também forte e trabalhou muito bem com bandas que se destacaram no cenário, mas daí em passar o que foi passado está muito longe, porque São Paulo recebeu e recebe até hoje mais de 95% das bandas de qualquer estilo, isso incluo Black Metal, Death Metal, onde eles dizer ser fortes. Temos a Galeria do Rock, revistas especializadas, casas de espetáculo mostruosas e infraestrutura de primeiro mundo. O Paulo Jr., do Sepultura mesmo, disse em entrevista, que São Paulo foi o melhor para eles e conversando com algum pessoal inclusive da Woodstock Discos, o pessoal de Minas fazia caravana para vir comprar discos aqui. Mas como trabalho é recomendado porque mostra a história deste estado importante para o heavy metal, assim como o Rio de Janeiro, Porto Alegre, que mandaram bandas boas para nossa história.
                     Mais completo que o anterior, Heavy Metal Brasil, produzido por Micka Michaelis, mostra a fase áurea do metal brasileiro e cria uma trilha nova e moderna para mostrar o quão foi valioso os anos 80. Muita gente está presente, China Lee, Paulão, André Matos, Paulinho Heavy, Vitão Bonesso, Julio Michaelis, Bala, Oswaldo Vecchione, Barbieri, Junior, Bozó, Cachorrão, Marcelo Pompeu, Jack Santiago, Calanca, Igor, entre tantos outros personagens que estiveram nos palcos brasileiros e que contam cada parte de suas experiências, parte de seus sonhos, parte da nossa história. Até o fim de 2010 ainda não havia previsão de lançamento.
Recentemente começei a acompanhar na VH1 Brasil, o That Metal Show, apresentado pelo expert em heavy metal e classic rock, Eddie Trunk e dois comediantes e fãs de rock Don Jamieson e Jim Florentine. Completa o time, KerriLee, que entra no “Detone o Trunk”, quando alguém da platéia pergunta algo a Trunk e quando ele erra, entra KerryLee com uma caixa com vários brindes que o sortudo pode tirar de dentro, muitas vezes é cd, dvd e para os mais sortudos ainda, a caixa completa do jogo Rock Band. Há ainda, entrevistas de rua e também o Throwdown, que em dois minutos, discutem entre um tema abordado, e cada apresentador e os convidados defendem a sua escolha. Já tivemos, quem é o melhor entre Ozzy carreira solo e Ozzy no Sabbath, melhor solo entre Eddie Van Halen e Rhandy Rhoads, anos 70 vs anos 80, quem cantou melhor em um primeiro disco, Brian Johnson (Back in Black AC/DC) vs Sammy Hagar (50125 Van Halen) e um dos mais engraçados foi quem era melhor baterista, Carmine Appice vs Vinnie Appice, onde Dio e Buttler, brincam preferir Carmine, ao invés de Vinnie, baterista da banda deles. Em sua terceira temporada (no Brasil) acho que quinta nos EUA, já passaram pelo auditório, Robb e Lips, Gezzer Buttler e Dio, Scott Gorham, Geoff Tate, Duff McAgan, Rob Halford, Ace Frehley, Geddy Lee e Alex Liferson, Steve Vai, Black Lawless, Nuno Bettencourt e Gary Cherone, entre outros, mas é um programa muito bacana e divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário